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quarta-feira, 23 de junho de 2010

O túnel rodoviário mais comprido do mudo

Já imaginou pegar seu automóvel e passar por um túnel, tendo a mais absoluta certeza de que há, nada mais nada menos, mil metros de montanha acima de sua cabeça? Com seus 24,5 quilômetros de extensão, é exatemente essa a sensação que o Túnel Laerdal, o túnel rodoviário mais comprido do mundo, vai lhe proporcionar.


Localizado em um importante trecho na principal via entre as duas maiores cidades da Noruega, Oslo (a capital, no leste) e Bergen (na costa oeste), o túnel impressiona pela sua imponência e tamanho. Em vista da impossiblidade de trafegar por outras estradas montanhosas que ligam as duas cidades, em vista do tempo ruím e da neve em algumas épocas do ano, o parlamento norueguês aprovou a construção de uma nova rodovia, cujo projeto contemplária a construção de um túnel localizado entre os povoados de Aurland e Laerdal. Após cinco anos de incessante trabalho, o túnel foi inaugurado em 2000.


3 equipes de trabalho empenharam-se na construção do Túnel de Laerdal. Cada uma das equipes posicionou-se em um dos extremos do túnel, enquanto uma terceira ficava responsável pelo duto de ventilação, com mais de 2 quilômetros de comprimento, e que se liga ao túnel a 6,5 quilômetros da entrada de Laerdal. Para que soubessem o ponto de partida exato de cada equipe, os trabalhadores se orientavam por GPS, além de feixes de "laser", os quais guiavam as sondas de perfuração e encontravam o local exato onde os explosivos deveriam ser posicionados, além de guiar a direção das escavações.


100 pontos de perfuração, com mais de 5 metros cubicos cada um, foram recheados com 500 quilos de explosivos, o que resultou em 500 metros cúbicos de cascalho, removidos por carretas e scanias. Após as detonações, era necessário, para que o trabalho pudesse recomeçar, que as paredes e o teto fossem escorados por parafusos de aço compridos, além de ter toda a superficie coberta por concreto jateado de fibrocimento. Depois de um custo aproximado de 120 milhões de dólares e um desvio de mais ou menos 50 centimetros, as duas equipes se encontraram em setembro de 1999 e, a partir daí, depois de pouco mais de um ano, o túnel foi inaugurado.


Para que os vinte minutos de travessia do Túnel Laerdal pudessem se tornar agradáveis, era necessário um eficiente sistema de ventilação. Tendo isso em mente, seus idealizadores projetaram um duto de ventilação de 2 quilômetros de comprimento, com saída para um vale, funcionando como um verdadeiro tubo de descarga. O ar fresco entra pelas duas extremidades e o ar poluído é sugado para fora através do duto. Dotado de dois ventiladores super potentes, o duto de ventilação pode aumentar o fluxo de ar quando o mesmo estiver muito poluído. Como o duto contemplava apenas o menor trecho do túnel, o lado de Laerdal, algo precisava ser feito em relação ao lado de Aurland. Para isso, foram instalados 32 ventiladores menores de empuxo no teto do túnel, com o propósito de aurmentar o fluxo de ar que sai pelo duto.


No entanto, nem mesmo tais esforços foram suficientes para purificar todo o ar que entrava pelas duas extremidades do túnel. Para isso, foi projetada, paralelamente ao Túnel de Laerdal, uma estação de purificação de ar em um outro túnel de apenas 100 metros de comprimento, localizado a 9,5 quilômetros da entrada de Aurland, cujas extremidades ligam-se ao túnel principal. O ar desviado para a estação tem 90% do pó e do dióxido de nitrogênio extraido.


A segurança não foi esquecida no Túnel de Laerdal. Lá, há um centro de controle para diversos sistemas de segurança e, quando ela fica comprometida, o centro é capaz de interditar o túnel. Além disso, há telefones de emergência a cada 250 metros e extintores a cada 125 metros que, se forem retirados do lugar, acionam automaticamente o centro de segurança. Caso algum incidente grave, eventualmente, venha a acontecer, luzes vermelhas são acionadas, alertando os motoristas a não adentrarem o túnel, e outras luzes orientam os que estão lá dentro para sairem em segurança, o que pode ser feito através de pontos de retorno localizados a cada 500 metros ao longo do túnel, além de 15 retornos maiores para veículos pesados. Outros itens como antenas de rádio, sistemas de contagem e fotográficos completam todo o aparato tecnológico do túnel, sempre tendo em vista uma maior segurança para os motoristas.


Além de tudo isso, o túnel é dotado de três câmaras do tipo caverna, responsáveis pela quebra da monotonia da viagem e que dão a sensação de estar passando por quatro túneis menores, ao invés de um bem comprido. Nestas câmaras, um outro ponto que surpreende os motoristas e se sobressai pela excelência é a iluminação especial, as quais são dotadas de uma luz verde e amarelada embaixo e uma luz azul em cima, as quais dão a sensação da luz do dia e do nascer do Sol.

Sem dúvida alguma, Jostein Gaarder, o autor de O Mundo de Sofia, está bastante orgulhoso deste grandioso monumento construido em seu país.


4 comentários:

  1. O túnel Frejus, na fronteira entre França e Itália, mede 34 kilômetros. bem maior do que esse aí...

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  2. Caro Marco, acabei de dar uma pesquisada. Eu não sei qual é a sua fonte, mas acho que há um equivoco. Realmente, ele se encontra em um trecho localizado entre a França e a Itália, mas, em comprimento, ele perde feio para o Laerdal que, com seus quase 25 kms, supera os pouco mais de 12 kms do Frejus, e não os colossais 34 kms, como você disse.

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  3. eu achei o maximo eeses tuneis. alberto lima sao apulo-brasil.

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