Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Lista com todos os mascotes das Copas do Mundo



1966 - Inglaterra
Mascote: Willie

Willie era um leão e foi o primeiro mascote da história das Copas do Mundo, além de ter sido um dos primeiro a ser associado a uma competição desportiva importante. A sua camisa vinha estampada com a bandeira do Reino Unido e com a inscrição: "World Cup".



1970 - México
Mascote: Juanito

Primeira vez em que um mascote foi humanizado. O modelo escolhido foi um simpatico garotinho de esteriotipo caucasiano, retratado com um sombreiro e uma bola.



1974 - Alemanha Ocidental
Mascotes: Tip e Tap.

A Alemanha Oriental ainda resistia a inevitável derrocada do comunismo, sob esteio dos pilares ainda apregoados pela, ainda existente, URSS, razão pela qual, talvez, tenha ficado fora da Copa. Tip e Tap eram dois garotos que vestiam roupas exatamente iguais, mas, com uma diferença, Tip trazia estampado em sua camisa as iniciais para Copa do Mundo em Alemão (Weltmeisterschaft - WM), enquanto Tap trazia estampado o ano em que a copa estava se realizando - 74.



1978 - Argentina
Mascote: Gauchito

Novamente um garoto com feições regionais, vestido com o uniforme da seleção anfitriã da Copa.



1982 - Espanha
Mascote: Naranjito

A primeira fruta a ser retratada como um mascote de Copa do Mundo, Naranjito vestia a camisa da seleção espanhola, além de, na época, ter protagonizado vários desenhos animados, bem como foi usado comercialmente em vários produtos referentes ao torneio. Com suas feições siplorias, a simpatica laranja é lembrada com nostalgia, figurando como um dos simbolos dos anos 80.



1986 - México
Mascote: Pique

Talvez com inspiração no termo "Picante", o mascote da vez foi uma pimenta batizada de Pique. Dezesseis anos após ter sediado a Copa do Mundo pela primeira vez, o México adotou uma erva tipica do país que, como Juanito, também usava um sombreiro, além de ostentar um vistoso bigode e vestir um uniforme com as cores da seleção mexicana.



1990 - Itália
Mascote: Ciao

Ponto de ruptura de qualquer tendência até então adotada para mascotes, a Itália adotou um estranha figura para representar a Copa. Tratava-se um estranho boneco, cujo corpo era composto por diversas bandeiras da Itália e, no lugar da cabeça, trazia uma bola. Apesar da estranhesa que lhe era caracteristica, fez muito sucesso.



1994 - Estados Unidos
Mascote: Strike

Conhecido pela falta de tradição no futebol, os EUA adotaram Strike para representar a Copa. O mascote vestia um uniforme com as cores da bandeira americana.



1998 - França
Mascote: Footix

Simbolo da França, Footix era um galo azul, cor da camisa da seleção anfitriã. Foi na década de 90 em que se intensificou a utilização de mascotes nas mais váriadas campanhas pubicitárias, além de seu uso em produtos onde fosse possível, de alguma forma, explorar a divugação da Copa.



2002 - Japão e Coréia do Sul
Mascotes: Ato, Kaz e Nik

Conhecido por, sob divérsos aspectos, ser um país fechado pelo regime comunista, a Coréia do Norte, governada pelo ditador Kim Jung Hun, não teve seu país sediando a Copa do Mundo. No que diz respeito aos mascotes, o Japão e a Coréia do Sul adotaram três figuras bastante esquisitas e não, como seria de se esperar, duas, tendo em conta o número de países sediando a copa do mundo.



2006 - Alemanha
Mascotes: Goleo VI e Pille

Trinta e dois anos após ter sediado a Copa do Mundo pela primeira vez e já um pais unificado, a Alemanha adotou dois mascotes. Goleo VI era um leão com mais de dois metros de altura que, ao contrário de outros mascotes, não era um desenho. Ele vestia a camisa da seleção alemã, cujo número era 06, clara referência ao ano em que estava sendo realizada a Copa e tinha como companheiro Pille, uma bola falante.



2010 - África do Sul
Mascote: Zakumi

Tendo como lema "Fair Play" (Jogo Limpo), Zakumi é um leopardo de cabelo verde, cujo uniforme é uma camisa branca com os dizeres "South Africa" e um short verde. As cores de Zakumi, verde e amarela, representam as cores do uniforme da seleção sul-africana usada nesta copa. Criada por Andríes Odendaal, Zakumi fará dezesseia anos em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário