Powered By Blogger

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Horário de Verão - Quem foi o idealizador?


Monumento dedicado a William Willet, em Pets Woods. A inscrição diz Horas non numero nisi aestivas (Não conto as horas, a menos [que sejam] de verão)

Eu, particularmente, não vejo mal algum no horário de verão. Talvez porque aqui no meu estado ele não vigore. No entanto, há quem ache uma chateação ter que ajustar o relógio duas vezes ao ano e, muitas vezes, não ver a utilidade em tal fato. Mas, você sabe de quem foi a idéia do horário de verão, o qual, até hoje, influência muitos países do mundo?

No fim do século XVIII, Benjamim Franklin foi o primeiro a idealizar o horário de verão. William Willett, mais de um século depois, sugeriu, junto ao parlamento britânico, efetivar a idéia de Franklin. No entanto, Willett morreu antes que a lei fosse votada e promulgada e, conseqüentemente, começasse a sua vigência.

Em uma cera manhã de verão, William Willett, exímio construtor, natural de Chislehurst – condado de Kent – estava passeando com seu cavalo em Pets Woods quando teve a idéia de ajustar os horários naquela época do ano. Tal acontecimento residiu no fato de que, àquela hora, muitas casas ainda estavam com as cortinas fechadas. Ora, ele deve ter pensado, ‘por que razão essas pessoas desperdiçam a claridade do sol?’. Daí surgiu a idéia de se fazer uma ferrenha campanha junto ao congresso britânico para que um projeto de lei fosse logo aprovado. A idéia era, basicamente, a seguinte: por quatro vezes se deveria adiantar o relógio em 20 minutos na primavera e no verão, o que daria um total de 80 minutos e, posteriormente, deveria se atrasar o mesmo tanto no outono. Dessa forma, seria possível que as pessoas pudessem otimizar o aproveitamento da parte da claridade que antecede a noite.

Willett assim, brilhantemente, ressaltou seu argumento em um de seus folhetins propagandisticos: “A luz é uma das maiores dádivas do nosso Criador. Enquanto a luz do dia no alumia, a alegria reina, as ansiedades amainam e reunimos coragem para enfrentar a vida”.

A monarquia inglesa, representada, naquele período, pelo Rei Eduardo VII, não quis se dar ao inconveniente e ao incômodo de aguardar até que a lei fosse sancionada. Em atípico caso, portanto, mas não impossível, visto que a realeza, tal qual regime absolutista, ainda podia legislar de acordo com suas conveniências, resolveu baixar um decreto, onde passou a vigorar o horário de verão em sua mansão real de mais de 7.000 hectares, em Sandringham.

O ponto de toque que, finalmente, convenceu os parlamentares a aprovarem o horário de verão, foi a patente e justificada necessidade em se reduzir a necessidade de luz artificial na Primeira Guerra Mundial, sendo seguido, posteriormente, por outros países. Durante a Segunda Grande Guerra foram adotados dois horários de verão, o que resultou em uma diferença de duas horas no verão e uma hora no inverno.

Bem, caros colegas, agora quando mandarem vocês adiantarem e atrasarem seus relógios, vocês vão ficar sabendo de quem foi a idéia que o (a) obrigou a acordar quatro ou cinco horas da madrugada em certa época do ano e, fazendo você acreditar que, na verdade, são cinco ou seis horas da manhã. Se estiver pensando em retaliação, esqueça! Ele já morreu!

Abraço.


5 comentários:

  1. Sinceramente...acho que ao inves de existir horario de verão poderiam incentivar a população a ser mais educada, usando seus oficiais p/ dar fim a poluição nas ruas, incentivar as crianças não so na escola, mas nas ruas tbm para o mesmo sem contar q deveriam dar algo em troca p/ a população ter mais vontade de acordar mais cedo e aproveitar a luz do dia e ver a lua...talvez ate durmir mais cedo, mas oq esse tal Willet pensou, foi uma coisa bem egoísta...pois trocando o horário, ficamos por dias cansados, p/ qm trab...perdemos a noção do tempo e p/ os mais cara-de-pau isso e uma desculpa p/ chegar mais atrasado no trabalho..pronto..desabafei...rs

    ResponderExcluir
  2. Interessante seu ponto de vista. Eu, particularmente, acredito que há convenientes e incovenientes no horário de verão. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. povo reclama de tudo mesmo, quando tiverem distribuindo dinheiro pra todo mundo ainda vai te gente reclamando: " Porra! eu queria que as nota viessem dobrada. "

    É impressionante !

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post é o tipo de coisa que ninguém sabe e também não se preocupa em saber, afinal isso não afeta em nada o preço da picanha. De fato o povo não se preocupa com os detalhes, o que importa é a hora dada e a dolorosa hora tirada, não há um cristão que não reclame do fim do horário de verão, é o prenúncio do começo do ano, bate até um depressão.


    Att
    www.aonda.com.br

    ResponderExcluir
  5. Felipe Jr.,

    É exatamente isso. É nossa cultura.

    Forest,

    Vendo por esse lado, é bem revelador.

    ResponderExcluir